QUEM SOMOS?

A Associação Cristã Francisco de Assis, constituída em 05 de fevereiro de 1989, é mantenedora do Projeto “Beija-Flor” desde 22 de setembro de 2002.


Localizada no município de Mococa e no distrito de São Benedito das Areias, Estado de São Paulo, é uma Organização da Sociedade Civil que tem por finalidade a promoção e manutenção de atividades assistenciais de natureza cultural e social, filantrópica e beneficente à infância e adolescência, jovens, pessoas com deficiência e idosos, conforme consta no seu Estatuto Social.


Trabalha ampliando trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecendo os vínculos familiares e incentivando a socialização e a convivência comunitária.

NOSSA HISTÓRIA

A Associação Cristã Francisco de Assis, constituída em 05 de fevereiro de 1989, é mantenedora do Projeto “Beija-Flor” desde 22 de setembro de 2002. Em 05 de fevereiro de 1989, no distrito de São Benedito das Areias, recebeu um terreno de 1.330m², com uma residência na frente, onde foi constituída uma Entidade de acolhimento, pois necessitavam acolher 05 (cinco) crianças que ficaram órfãs, e como não havia ninguém que pudesse assumir a responsabilidade legal, acharam por bem fundar e manter esta entidade, que recebeu então o nome de SOCIEDADE CRISTÃ FRANCISCO DE ASSIS.


A Central Geral do Dizimo “Pró-Vida” doou o material para a construção de mais um anexo, composto por várias salas, e mais outros materiais que compõe a estrutura física da Entidade. Todo o trabalho de mão de obra na construção foi realizado voluntariamente pelos membros da Diretoria em 1991.


Conforme consta no Estatuto Social, art. 1º - “A “Associação Cristã Francisco de Assis”, constituída aos cinco (05) dias do mês de fevereiro do ano de mil, novecentos e oitenta e nove (1989), é uma entidade civil, sem fins econômicos e não distribui entre os seus sócios ou associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades, que terá duração por tempo indeterminado, sede na Rua João Nicola, 673, no distrito de São Benedito das Areias, do município de Mococa, Estado de São Paulo e Fórum na Comarca de Mococa.”


Com o término das atividades de acolhimento institucional, a Organização teve um reordenamento das ações, onde passou a dar cunho socioeducativo, voltado para a Assistência Social, pretendendo retirar crianças das ruas do distrito, oferecendo diferentes atividades para o acesso a Políticas Publicas que anteriormente não existiam.


A partir de 2002, a Organização iniciou o Projeto Hortifrutigranjeiro “Beija-Flor”, antes localizado no Sítio Areias, Km 12 da Vicinal “José Catalani” (cedido por contrato de comodato), até 2006. As oficinas eram de cunho socioassistencial voltadas ao desenvolvimento de atividades rurais e hortifrutigrangeiros, como: hipismo, cultivo de hortaliças, estufa de flores, com capacitações para o manejo e criação de gado, suinocultura, granja, além de oficinas de informática, de dança e música. Nesta época, os participantes frequentavam em contraturno escolar a Organização, com alimentação e transporte.


A partir de 2007, encerraram-se as atividades na Unidade Rural, retornando o trabalho para a sede da Organização na Rua João Nicola, nº 673 - distrito de São Benedito das Areias, Município de Mococa-SP.


Em 2006, um novo desafio foi conquistado pela Sociedade Cristã Francisco de Assis, iniciando-se o atendimento em uma nova Unidade na cidade de Mococa - Rua Barão de Monte Santo, 1910 onde todo o espaço para a Organização foi cedido por contrato de comodato.


Em 2012, através de captação de recursos do ICMS, obtivemos financiamento pelo ProAC, sendo possível desenvolver um trabalho diferenciado em relação ao acesso às atividades, e às oficinas de dança. O trabalho foi organizado em pólos: Pólo São Clarão (bairro Jardim Santa Clara), Pólo Russão (bairro Jardim Nenê Pereira Lima) e Pólo Sede da Associação dos Moradores da Mocoquinha (bairro Mocoquinha). Neste mesmo ano, o Projeto “Beija-Flor” também firmou parcerias com as Instituições, e APAE, CAPS I e com as duas escolas infantis: EMEB “Ivone Gonçalves Canesqui” e EMEB “José Manoel Luchesi”. Todo o trabalho foi finalizado em grande estilo, com uma grande apresentação no Teatro Municipal “Pedro Ângelo Camin” que deixou todos emocionados.


Até 2015, a Sociedade Cristã Francisco de Assis - Projeto “Beija-Flor” na sede do distrito de São Benedito das Areias desenvolvia ações socioculturais e socioassistenciais à criança, ao adolescente, tendo como atividades principais as oficinas de música e dança, além de atividades como dinâmicas de grupo, artesanato, recreação e esporte. Em Mococa, estas atividades também são oferecidas aos jovens até 21 anos, com oficinas especificas de música e dança. A partir de 2016, iniciamos o mesmo trabalho com os idosos e às pessoas com deficiência, conforme demanda levantada por esta população, que procuravam atividades na Organização.


Com a mudança da lei Nº 13.019 de 31/07/2014, alterada pela lei Nº 13.204 de 14/12/2015, passou-se a estabelecer formas de parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros entre a administração pública e as Organizações da Sociedade Civil em regime de mútua cooperação, com a finalidade de interesse público, regulamentando assim, as parcerias dos Governos Federal, Estadual e Municipal com as Organizações da Sociedade Civil. Após toda essa mudança, do Estatuto Social, e após a eleição e posse da nova Diretoria para o Biênio 2016 – 2018, em 14/03/2016, foi realizada a Assembléia para aprovação das mudanças.